Entenda definitivamente o que é o Marketing de Influência

Dinheiro pode comprar alcance, mas não relevância!

Muito tem se falado sobre o Marketing de Influência, também conhecido como Influencer Marketing. Essa estratégia, que envolve marca e formadores de opinião, vem ganhando cada vez mais espaço e destaque no mercado. Segundo a pesquisa “Roi & Influência” feita pela YouPix, 69% das marcas brasileiras afirmam que o Marketing de Influência traz resultados únicos, que nenhum outro tipo de comunicação online traz. 

Mas afinal, o que é o Marketing de Influência e quem são os influenciadores?


Marketing de Influência é uma estratégia de comunicação que envolve sua marca e produtores de conteúdo que influenciam uma grande base de compradores em potencial. Os influenciadores são porta-vozes de uma comunidade muito vasta nas redes, que nem sempre consegue ser atingida por um conteúdo patrocinado, por exemplo. Segundo pesquisa feita pela GlobalWebIndex, cerca de 43% dos usuários usaram bloqueadores de anúncio em 2018. Esse número tende a crescer ao longo dos anos, por isso é necessário sair da zona de conforto e adotar novas estratégias para sua marca.

Ainda sobre os anúncios pagos, é preciso entender que dinheiro pode comprar alcance mas não relevância. É por isso que, no Marketing de Influência quem torna o produto conhecido, aceito e desejado é o influenciador, através de conteúdos relevantes. Além de atingir públicos segmentados, ou seja, a persona que sua marca deseja criar laços, essa ação de marketing deixa de lado as características de propaganda e passa ter um viés humanizado, que está inserido no dia a dia das pessoas. O influenciador possui uma vida normal, com rotina, gostos e preferências, são essas semelhanças que dão credibilidade e aproximam o público da marca.

Foi comprovado que, atualmente o influencer interfere diretamente na decisão de compra do usuário. Cerca de 55% das pessoas confiam nos influenciadores que acompanham e buscam opinião deles antes de fazer uma compra importante. 86% dessas pessoas descobriram um produto novo por meio de um influenciador, segundo pesquisa feita pelo Instituto QualiBest. Esse é um dos frutos da credibilidade e influência que os produtores de conteúdo causam na sociedade. 

Ainda tem dúvidas se sua marca precisa de Marketing de Influência? No próximo texto vamos mostrar por que esse investimento vale a pena!

Fontes: YouPix, GlobalWebIndex, Meio & Mensagem, Qualibest

Por: Isabella Lima

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